quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Para pais e educadores

Achei muito interessante isso que lí e resolvi passar adiante prá quem aprouver.
PEDIDOS DE UMA CRIANÇA:

- Não tenham medo de ser firmes comigo.Prefiro assim.Isso faz com que eu me sinta mais seguro.
- não me estraguem.Sei que não devo ter tudo que peço.só estou esperimentando vocês.
- Não deixem que eu adquira maus hábitos.Dependo de vocês para saber o que é certo ou errado.
- Não me corrijam com raiva nem o façam na presença de estranhos.Aprendo muito mais se falarem com calma e em particular.
- Não me protejam das consequências dos meus erros.Às vezes,eu preciso aprender pelo caminho mais áspero.
- Não levem muito a sério,minhas pequenas dores.Necessito delas para obter a atenção que desejo.
- Não sejam irritantes ao me corrigir,se assim fizerem,eu provavelmente farei o contrário do que pedem.
- Não façam promessas que não poderão cumprir,lembrem-se de que isso me deixará profundamente desapontado.
- Não ponham muito à prova minha honestidade,sou facilmente tentado a dizer mentiras.
- Não me mostrem Deus carrancudo e vingativo,isso me afastará dele.
- Não desconversem quando faço perguntas,senão procurarei na rua as respostas que não tive em casa.
- Não me mostrem pessoas perfeitas e infalíveis.Ficarei muito chocado quando descobrir neles algum erro.
- Não digam que não conseguem me controlar.Eu julgarei que sou mais forte que vocês.
- Não digam que meus termos são bobos,mas ajudem-me a compreendê-los.
- Não me tratemcomo pessoa sem personalidade.Lembrem-se de que tenho meu próprio jeito de ser.
- Não me apontem continuamente os defeitos das pessoas que me cercam.Isso criará em mim um espírito intolerante.
- Não se esqueçam que eu gosto de esperimentar as coisas por mim mesmo.Não queiram me ensinar tudo.
- Nunca desistam de ensinar o bem,mesmo que eu pareça não estar aprendendo.No futuro vocês verão em mim um fruto daquilo que plantaram.
- Muito obrigado papai e mamãe,por tudo que fizeram por mim.

Estas orientações foram tiradas do livro:Educação:A solução está no afeto.
Autor;Gabriel Chalita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário