segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Alimentos que combatem a ansiedade

Alimentos que combatem a ansiedade
Listamos alguns alimentos que não podem faltar na mesa de uma pessoa ansiosa:
Espinafre

Espinafre
O espinafre é rico em ácido fólico, que funciona como antidepressivo natural. Quando as concentrações do ácido fólico estão baixas em nosso organismo, os níveis de serotonina também se reduzem. Além disso, o espinafre, e outras folhas verde escuro, vão atuar como antioxidantes, melhorando o funcionamento cerebral.
Frutas cítricas
A vitaminas C, presente nas frutas mais ácidas, ajuda a reduzir a produção do cortisol, hormônio que transmite a informação de estresse para todas as partes do nosso corpo. Assim, o consumo de frutas cítricas como limão, a laranja e a acerola, melhora o funcionamento do sistema nervoso, aumentando a sensação de bem-estar.
Leite, ovos e seus derivados
Esses alimentos são fonte triptofano, um aminoácido capaz de reduzir a ansiedade. O triptofano aumenta a produção de serotonina, o hormônio responsável pela sensação de relaxamento e bem-estar. Os especialistas recomendam o consumo desses alimentos de 2 a 3 vezes por dia para que se obtenha esses benefícios.
Carboidratos
Os carboidratos são vistos como vilões nas dietas, mas são absolutamente necessários para o bom funcionamento de nosso organismo. Alimentos como pães, arroz, massas, batata e cereais, aumentam os níveis de açúcar no sangue, causando a sensação de energia e disposição.
Banana
Assim como no caso do leite e dos ovos, a banana é rica triptofano, aumentando a liberação de serotonina. Para quem não sabe, a serotonina também é conhecida como “hormônio da felicidade” e níveis saudáveis dessa substância são fundamentais para que nos sintamos bem..

Nenhum comentário:

Postar um comentário