sábado, 25 de junho de 2011

O que é Reiki?

O que é o Reiki?

A paz, o bem estar e a prosperidade de cada pessoa dependem do seu equilíbrio. É claro que bens materiais estão incluídos neste equilíbrio. Porém, neste último século a humanidade correu atrás do desenvolvimento científico e tecnológico, e parece que no meio dessa corrida esquecemos a própria humanidade, esquecemos o Ser Humano. O progresso é necessário e benéfico, desde que sirva ao homem e não ao contrário. Hoje em dia temos muita tecnologia, porém ainda não revertemos em bem-estar para todos. Ao contrário, parece que o próprio conhecimento tem servido como mais um instrumento de separação e distanciamento em que poucos privilegiados usufruem seus benefícios.
Talvez esta busca pelo conhecimento antigo que alguns estão fazendo reacenda a noção de integração que é base filosófica dos métodos de equilíbrio que vem da antigüidade, inserindo em nossa mentalidade racional/ocidental um pouco mais de solidariedade, compaixão e integração. O Reiki é uma parte deste conhecimento antigo, que visa o bem-estar e os cuidados com o Ser de maneira integral.
A energia vital é a força propulsora da vida. Sem ela morremos. Os japoneses chamam esta energia de Ki. Os hindus de Prana, os chineses de Chi, os egípcios chamavam de Ka, os gregos de Pneuma, os judeus de Nefesh, os Kahunas da Polinésia chamam de Mana, os russos de bioenergia e os cristãos de Espírito Santo. Rei é a Sabedoria Universal, a Origem, Deus/Deusa, Criador, Aquele que é, Buda, Brahma, Odin, Tupã, Tao.
Então, Reiki é a energia vital (Ki) guiada pela inteligência universal (Rei). Este sistema de terapia complementar visa à cura das desarmonias do corpo físico, emocional e mental, atuando sobre os centros energéticos, os chakras, a exemplo da acupuntura, equilibrando e restabelecendo a circulação da força vital. Curar-se é conhecer-se, aceitando nossas imperfeições e nos perdoando, valorizando nossas qualidades e fazendo bom uso delas. É andar sem medo pelas ruas de nossas cidades, é diminuir ou eliminar o stress diário, é combater a ansiedade quanto ao presente ou o futuro, é eliminar de forma gradativa as doenças que fomos adquirindo em nossas vidas. O agente de cura – o praticante de Reiki – pode orientar e garantir que o Reiki beneficia qualquer um que o pratique ou que o receba, mas não pode prometer que curará uma doença em particular ou que tenha qualquer outro resultado específico. O poder de curar-se é próprio de cada um.
O fluir do Reiki varia de acordo com o grau de desarmonia de cada pessoa e como é uma energia natural a todo ser vivo, não causa danos em nenhum sentido. Mas ao iniciarmos qualquer processo de cura estamos rompendo com padrões de pensamentos profundamente arraigados e limpando bloqueios emocionais, cujo espaço será preenchido por novas energias. Isto certamente mexe com nossas emoções e padrões de pensamento, mas certamente nos sentimos cheios de paz, luz e harmonia e percebemos novas possibilidades cuja existência desconhecíamos.
Qualquer pessoa pode ser um reikiano, independente de religião ou crença. Basta querer ver-se livre do medo, angústia, incertezas e stress que vivemos no dia-a-dia. O que realmente conta é a intenção. A energia Reiki não vem do terapeuta, mas da Fonte Universal e a pessoa é apenas o canal mas a intenção de ajudar-se e aos outros é fundamental.

Rejane Woltz Barbisan
Mestre Reik